quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Olá pessoal!
Hoje trago um tutorial básico sobre como imprimir, recortar e colar as labels.


Primeiro passo:
Preparando as labels para impressãoNesse passo devemos deixar as labels prontas para serem imprimidas no tamanho exato para a colagem.É recomendado usar o programa profissional como o Corel Draw por exemplo, use as dimensões 8,3 x 4,4 para cartuchos americanos e 10,6 x 3,6 para os japoneses.Eu como sou noob em photoshop uso o Nero Cover Designer para dimensionar as labels.Dica: Não salve as imagens em JPG, pois pode resultar na perda de qualidade da imagem.

Segundo passo: Impressão
Para a impressão pode-se usar folha A4 (folha de ofício) ou papel adesivo que é vendido em qualquer papelaria. Recomendo imprimir com impressora a laser para uma maior qualidade de impressão, mas uma impressora comum também não deixa a desejar se você não for muito exigente.Você pode também levar em uma gráfica, o que pode lhe custar até R$3,00 por folha. (faça o máximo de labels por folha para evitar espaço, lembrando que a folha adesiva é um pouco menor que a folha A4.

Terceiro passo: Recortar
Esse é um passo simples, mas que requer cuidado para não estragar a label, um corte errado e você terá que imprimir novamente.Recomendo usar um estilete na hora do recorte, apoie uma régua sobre a linha e passe o estilete, os cantos arrendondados faça com uma tesoura.

Quarto passo: Removendo o antigo label (opcional)
Se o cartucho ainda estiver com o antigo label, você terá que deixar ele limpo para que receba o novo.Nada que um pano com álcool não resolva.Outra alternativa é desmontar o cartucho e limpar a parte plástica com água morna e uma escova de dentes.

Quinto e último passo: Colagem e acabamento
Após as labels devidamente recortadas, vamos para a colagem, se você imprimiu em papel adesivo, nem preciso descrever como colar, mas se usou o A4 o bom é usar o mínimo de cola, de preferência cola bastão.Para o acabamento utilize papel contact da melhor qualidade possível, sempre com o cuidado de não deixar bolhas. Após aplicar o contact, faça o contorno com uma lâmina de barbear o estilete.Outra opção é utilizar fita adesiva transparente larga, a fita dá uma durabilidade maior para a etiqueta, mas por outro lado pode ser que não fique idêntica ao original.Qualquer dúvida estou à disposição

10 comentários:

Anônimo disse:

Parabéns pelo blog!

Volnes disse:

Valeu pelo apoio meu camarada!

Anônimo disse:

Olá eu descobrir o seu blog a pouco tempo e já add aos meus favoritos.

diego disse:

volnes tira uma duvida ai ,esse papel A4 ele não e adesivo certo,mas ele e bem mas grosso do que o papel adesivo ,cera que ele aguenta verniz automotivo,vcs ja fizeram algum teste desse tipo,abraços

Volnes disse:

Papel A4 é a folha de oficio comum.

Mas esse verniz nunca tinha pensado no assunto, mas acho eu que não tem como dar certo hehe

CéRebro disse:

Parabéns, isso exige muita dedicação, ter tantas labels!

E tipo eu vi um video no youtube o cara usava papel couchê ou papel fotográfico... Ele é mais duro e colou com super bonder, será que é bom?

Volnês disse:

Parece uma boa idéia cerebro, quem sabe você não faz o teste e conta pra gente como ficou? :D

Unknown disse:

Valeu aí mano pela dica

Unknown disse:

Galera qual fonte eu posso adaptar no nintendinho 8bits? Estou atrás ja faz tempo de alguma informação e não acho.

Volnês disse:

Só trocar o pino de uma fonte se snes mesmo. Funciona perfeitamente.

Postar um comentário

Seja educado e por favor identifique-se.